A Labialfarma é uma empresa portuguesa da indústria farmacêutica e nutricêutica, fundada em 1981, e com instalações fabris no centro de Portugal, em Mortágua. Como Laboratório de Biologia Alimentar e Farmacêutica, a Labialfarma idealiza e produz medicamentos e suplementos alimentares, desenvolvendo conceitos inovadores, no fabrico e acondicionamento dos produtos fabricados, em resposta aos constantes desafios que a Indústria Farmacêutica e Nutricêutica enfrenta.
Empresa portuguesa e familiar
Uma faceta distintiva da Labialfarma é o facto de ser uma empresa familiar, atualmente gerida por membros da segunda e terceira gerações. Miguel Ferraz, Diretor Geral da Labialfarma e elemento da terceira geração da família a controlar os destinos da empresa, conta-nos como foi: “A história da Labialfarma começa em 1981, quando o meu avô, José Ferraz, regressado de Angola, abriu um consultório em Portugal e começou a ter necessidade de ter os seus próprios produtos”. Em 1994, Amílcar Ferraz, filho do fundador, junta-se à empresa, e em 2000 adquire a totalidade do capital.
Demos o impulso para modernizar e informatizar a Labialfarma, com a opção pela SAP.
Implementação bem-sucedida no pico da pandemia
A jornada de modernização com o apoio da solução SAP S/4HANA começa justamente com a entrada da terceira geração na gestão da empresa no final de 2018. “Foi nessa altura que demos o impulso para modernizar e informatizar a Labialfarma, com a opção por soluções SAP”, explica Miguel Ferraz. Uma jornada que foi dificultada pela chegada da pandemia, acrescenta Anaísa Pires, Diretora de Produção da empresa: “iniciámos a implementação do sistema SAP em janeiro de 2021, em pleno pico da pandemia, com todo o tipo de restrições, nomeadamente de movimento de pessoas. Mas entre a Labialfarma, a SEIDOR e a SAP, fizemos um grande esforço conjunto e foi possível chegar a um bom resultado”.
O sucesso na implementação gerou benefícios claros para a Labialfarma, como sublinha Anaísa Pires: “como principais benefícios da implementação SAP podemos destacar claramente a simplificação e eliminação de processos burocráticos, uma maior rastreabilidade e um maior controlo imediato e efetivo sobre os nossos processos”. Os resultados foram imediatos. “Conseguimos olhar para os processos que temos e para os dados que a solução SAP S/4HANA disponibiliza, com maior confiança e segurança”, refere a responsável.
Conseguimos olhar para os processos que temos e para os dados que a solução SAP nos dá, com maior confiança e segurança.
Melhor controlo e visibilidade
Os benefícios também são sublinhados por Mário Amaral, Diretor Geral Adjunto da SEIDOR, uma multinacional tecnológica de origem espanhola com uma unidade de negócio especializada em serviços “end-to-end” no ecossistema SAP e que foi responsável pela implementação da solução SAP na Labialfarma. “Sendo uma empresa da área farmacêutica, a Labialfarma tem um conjunto específico de requisitos e de exigências ao nível dos sistemas e da informação que tem de ser disponibilizada”, afirma este responsável da SEIDOR. Neste contexto, “a solução SAP trouxe um nível de integração e uma visibilidade muito maior sobre as etapas do processo produtivo”, destaca.
Sobre o projeto, Mário Amaral enaltece a excelente relação tripartida entre a Labialfarma, a SEIDOR e a SAP. “Este trabalho começa pela tarefa de provar ao cliente que a solução SAP é adequada para uma empresa de média dimensão, num sector com complexidades próprias como é o sector farmacêutico”, refere. Na implementação propriamente dita, o Diretor da SEIDOR destaca a adoção do SAP EWS (Extended Warehouse Management), um sistema de gestão de armazéns integrado e altamente flexível. “Na Labialfarma, a gestão de armazéns é específica porque é processual. Ou seja, é um processo de consequência ao longo de toda a cadeia logística”, explica o responsável.
A solução SAP trouxe um nível de integração e uma visibilidade muito maior sobre todas as etapas do processo produtivo.
Inteligência é o futuro
Olhando para o futuro, Miguel Ferraz, Diretor Geral da Labialfarma, acredita que a SAP vai ter um papel no crescimento da Labialfarma, “nomeadamente, na digitalização e na transformação e aproveitamento dos dados”. Na sua perspetiva, “no futuro ligaremos os dados a ferramentas de Inteligência Artificial, o que nos ajudará a fazer análises e a identificar tendências, no sentido de tomar decisões mais rápidas e ter melhores resultados”.
Na perspetiva de Mário Amaral, da SEIDOR, “A SAP, por todas as razões, irá continuar a ser o nosso parceiro por excelência em todas as áreas”. Pela inovação, como referiu o responsável da SEIDOR. E pela eficiência, como sublinhou o Diretor Geral da Labialfarma.
Veja este case study Labialfarma + SEIDOR em vídeo.