Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Grupo Ageas Portugal alcança excelência nas compras com solução SAP Ariba

Sede do Grupo Ageas.

Grupo Ageas Portugal alcança excelência nas compras com solução SAP Ariba

Grupo segurador internacional apoia-se na solução SAP Ariba para fazer a transformação digital do seu departamento de compras em Portugal. Consultora Score assegurou implementação.


Publicado em 31 de Outubro de 2023 às 09:19

A Ageas é um grupo segurador internacional, fundado em 1824, e presente em 14 países da Ásia e da Europa, incluindo Portugal. A operar no nosso país desde 2005, o Grupo Ageas tem aqui o seu segundo maior mercado, envolvendo 1307 colaboradores para servir os cerca de 1,8 milhões de clientes das suas várias marcas comerciais: Ageas Seguros, Ageas Pensões, Médis, Ocidental e Seguro Directo. Com o objetivo de diversificar o negócio e estar próximo dos seus Clientes, o Grupo Ageas Portugal vai para além dos seguros, disponibilizando uma oferta alargada de serviços através da Clínica Médis, Kleya, Ageas Repara, Pétis e Livo.

Grupo Ageas Portugal alcança excelência nas compras com solução SAP Ariba | 30 anos a crescermos juntos
Ivo Diz, Responsável de Procurement do Grupo Ageas Portugal.

Este grupo segurador tem feito uma aposta consistente na inovação e na transformação digital, o que, entre outras iniciativas, levou o Grupo Ageas Portugal a iniciar um processo de transformação do seu departamento de compras, com o objetivo de agilizar e garantir a excelência nos seus processos de aquisição, contratualização e pagamentos. “Em 2019 iniciámos um processo de transformação digital nesta área, em que um dos pilares fundamentais seria a implementação de um novo sistema. Após consulta ao mercado, a escolha, feita em 2019, recaiu sobre a solução SAP Ariba”, explica Ivo Diz, Responsável de Procurement  do Grupo Ageas Portugal.


Com a solução SAP Ariba conseguimos a sistematização dos processos, a diminuição do risco – um tema muito importante para uma seguradora – e a automatização das tarefas mais administrativas, libertando a equipa para tarefas que criam valor .

Ivo Diz, Responsável de Procurement do Grupo Ageas Portugal

Implementação em 2020

Em 2020, a Ageas avançou com a implementação da solução, que foi entregue à Score, uma consultora de sistemas de informação, de origem portuguesa, há 18 anos no mercado, e com reconhecidas competências em soluções e projetos SAP “end to end”.  Para Filipa Lourenço, Team Leader SAP Ariba na Score, esta confiança é justificada pela “capacidade da Score de transformar conhecimento em valor”.

“O facto dos nossos colaboradores terem em média 15 anos de experiência é uma garantia de que temos a capacidade para transformar conhecimento em valor para os nossos clientes”.

Grupo Ageas Portugal alcança excelência nas compras com solução SAP Ariba | 30 anos a crescermos juntos
Filipa Lourenço, Team Leader SAP Ariba na Score.

Os principais marcos do projeto foram a implementação de um processo de gestão de compras “end to end”, totalmente digital; e a adaptação do processo de compras, do “workflow” de aprovações e da política de vinculação de poderes às melhores práticas inerentes à solução SAP Ariba, explicou Filipa Lourenço.

Ivo Diz, do Grupo Ageas, acrescenta: “Temos vindo a melhorar o sistema e a adaptá-lo à nossa realidade”.  O objetivo da seguradora é “ter melhorias contínuas e conseguir ir adaptando as funcionalidades – que vão evoluindo dentro do próprio sistema – à nossa realidade, de forma a estarmos atualizados e a tirar o melhor proveito das ferramentas ao nosso dispor, no nosso sistema de compras”.

Transformação digital

Na perspetiva da responsável da Score, o principal benefício para o Grupo Ageas Portugal, da implementação das soluções SAP, foi justamente o de “conseguir implementar um processo de compras completamente digital, com cumprimento das necessidades de “compliance”, das políticas de vinculação de poderes e das necessidades de auditoria interna”. Por seu lado, e como principais benefícios da implementação da solução SAP Ariba, Ivo Diz, do Grupo Ageas, identifica: “a sistematização dos processos, a diminuição do risco – um tema muito importante para uma seguradora – e a automatização das tarefas mais administrativas, libertando a equipa para tarefas que criam valor”.


O Grupo Ageas conseguiu implementar um processo completamente digital de compras, com cumprimento das necessidades de “compliance”, das políticas de vinculação de poderes e das necessidades de auditoria interna.

Filipa Lourenço, Team Leader SAP Ariba na Score

Parceria para crescer

Olhando para o futuro, para a Score, que neste momento “tem 80% dos seus processos baseados em tecnologias SAP”, a parceria com a SAP está em crescimento. Até porque, segundo Filipa Lourenço, “a evolução da SAP, não só em ERP, mas também em soluções de cloud, vai permitir à Score dar soluções a cada vez mais problemas de negócio nos clientes”. 

Também o Grupo Ageas, segundo Ivo Diz, irá continuar a confiar nas soluções SAP: “Temos uma relação de longo prazo com a SAP, que já vinha de antes da escolha da Solução SAP Ariba, para transformar o nosso departamento de compras”. Para este responsável, “a SAP é claramente um parceiro para os próximos anos, para apoiar o nosso crescimento e esta ambição de fazer mais e melhor, oferecendo aos clientes um serviço livre de risco e uma experiência positiva nos momentos de contacto com o nosso grupo”. Na sua perspetiva, nesta efeméride, são de saudar os “30 anos de melhoria contínua” por parte da SAP. Trinta anos que são a base para o que a Score considera ser “uma parceria de confiança”.


Veja este case study Grupo Ageas + Score Consulting em vídeo.