Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Grupo Boticário duplicou o seu negócio nos últimos anos

Rui Grilo, Business Controller do Grupo Boticário em Portugal

Grupo Boticário duplicou o seu negócio nos últimos anos

Presente em Portugal desde 1986, o grupo brasileiro de cosmética e produtos de beleza quis gerir o crescimento e ganhar eficiência operacional e, por isso, escolheu a tecnologia SAP, com o apoio da Ebit.


Publicado em 7 de Novembro de 2023 às 09:22

O Grupo Boticário é uma empresa de origem brasileira que conta hoje com 15 marcas e chega a 50 países. Fundado por Miguel Krigsner, farmacêutico e empreendedor, em Curitiba, em 1977, O Boticário abriu a primeira loja em Portugal, no Amoreiras Shopping Center, em setembro de 1986. Em Portugal, o grupo foi pioneiro na abertura de lojas exclusivas de perfumaria e cosmética e passados 37 anos, a marca tem atualmente 60 lojas físicas em Portugal, um forte canal digital – com loja online – e uma extensa rede de revendedores.

Segundo Rui Grilo, Business Controller do Grupo Boticário em Portugal, “podemos dizer com orgulho que somos uma empresa multimarca e multicanal. O Grupo duplicou o seu negócio nos últimos anos, através da aceleração dos seus canais digitais e da reformulação do seu modelo de loja física. Desta forma, o negócio tem-se tornado mais sustentável, graças à digitalização (as faturas deixaram de ser em papel) e otimização das tarefas da equipa”. Com o crescimento, veio a necessidade do Grupo Boticário ter um sistema de gestão mais robusto, que permitisse organizar melhor os processos e obter dados mais fiáveis, em especial na área financeira, de vendas e gestão de stocks.


Tivemos ganhos na eficiência operacional, com redução dos custos e dos erros nos processos. E uma melhoria clara na tomada de decisão, que passou a ser mais informada e sustentável.

Rui Grilo, Business Controller do Grupo Boticário em Portugal

Gestão robusta e fiável

Para suportar o crescimento e melhorar a eficiência operacional, “em 2018 a empresa decidiu investir numa nova solução de ERP. Neste contexto, avaliámos várias soluções e parceiros e definimos os nossos critérios para a implementação da solução, tendo-se a SAP destacado na sua proposta, quer pelo suporte, quer pela solução em si”, explica Nuno Pinto, Gerente de Tecnologias de Informação do Grupo Boticário. Para a implementação foi escolhida a Ebit, empresa que surge da fusão de duas empresas com mais de 30 anos na área das tecnologias, com grande experiência e conhecimento nesta solução para empresas, parceira da SAP desde 2004.

Para Rui Grilo, “a implementação bem-sucedida da solução SAP foi uma demonstração da capacidade de estabelecer uma parceria entre o Grupo Boticário, a SAP e a Ebit”. Segundo este responsável, “sendo o Boticário uma empresa multimarca e multicanal, tem processos e fluxos de trabalho bastante complexos. Mas a Ebit foi exímia e entendeu todos os impactos e riscos que a implementação deste ERP trazia para o Grupo, o que possibilitou uma entrada em produção mais fácil.”


Contamos com a evolução das soluções SAP no campo da inteligência artificial para conseguir uma evolução mais acelerada da digitalização.

Nuno Pinto, Gerente de Tecnologias de Informação do Grupo Boticário

Integrar informação

Segundo Sérgio Sousa, Sales Manager da Ebit, “aquando da implementação, o grande desafio para o Grupo Boticário era integrar toda a informação proveniente das 65 lojas que tinham na altura. Era importante ter um sistema com capacidade para processar e analisar essa informação, para produzir dados fidedignos e para dar à gestão a informação necessária para a tomada de decisão em tempo real”. Segundo Sérgio Sousa,  “o projeto aconteceu tal e qual como tinha sido planeado e a entrega foi realizada no prazo apontado e dentro do orçamento apresentado”. Desde então, a experiência do Boticário com a SAP tem sido muito positiva.

Grupo Boticário duplicou o seu negócio nos últimos anos | 30 anos a crescermos juntos
Sérgio Sousa, Sales Manager da Ebit

Nas palavras de Rui Grilo “a parceria entre a Ebit e a equipa de TI do Boticário tem sido estratégica e vencedora, tendo, até agora, conseguido suportar a expansão do nosso negócio”. De entre os benefícios identificados, o responsável do Grupo Boticário destaca “os ganhos na eficiência operacional, com redução dos custos e dos erros nos processos, e uma melhoria clara na tomada de decisão, que passou a ser mais informada e sustentável.”

Digitalização vai continuar

No que diz respeito aos próximos anos, Nuno Pinto, conta com a SAP para tornar a empresa ainda mais digital: “o objetivo é automatizar todos os processos operacionais para que os nossos recursos se possam dedicar à parte analítica”, aponta. Desta forma, “contamos com a evolução das soluções SAP no campo da Inteligência Artificial para conseguirmos uma evolução mais acelerada da digitalização. Será esta evolução que permitirá automatizar todos os processos, ter melhor informação em tempo real e tomar decisões mais acertadas”. Para Sérgio Sousa da Ebit, “a SAP tem um papel fulcral no nosso negócio e a evolução das suas soluções dá-nos uma perspetiva de crescimento conjunto”. Com a SAP não se trata apenas de uma história de sucesso, mas também de do pontencial de evolução futura.


Veja este case study Grupo Boticário + Ebit em vídeo.