Fundado em 1904, o Grupo JAP é hoje uma referência no sector automóvel e da mobilidade em Portugal, com marcas líderes de mercado como a Sixt Rent-a-Car, a Matrizauto, a maior megastore de viaturas usadas do país, o Centro Porsche Lisboa, e a Carby, a nova marca de retalho oficial dos concessionários do Grupo JAP e do Grupo Entreposto, que representa 15 marcas automóveis em mais de 60 pontos de norte a sul do país. Em Portugal, é também uma referência no mercado das máquinas agrícolas e industriais com o Entreposto Máquinas, representante oficial de mais de 10 marcas do setor.
A SAP foi a solução que nos foi suportando em termos de gestão para ser possível controlar um universo que é hoje muito complexo, muito diverso, com muitas áreas de negócio, com muitas empresas e em muitos países.
Em África, o Grupo está presente em Angola, Quénia, Uganda e Tanzânia, onde é uma força em crescimento no mercado dos veículos pesados e das máquinas agrícolas e industriais. Já em Moçambique, com a marca Entreposto, é uma referência de soluções de mobilidade, com viaturas ligeiras e pesadas, máquinas agrícolas e industriais e outros serviços adjacentes.
Em Portugal e em África, ano após ano, o Grupo JAP tem diversificado as suas áreas de negócio, introduzindo tecnologias e mais áreas de serviço para dar resposta às exigências de um mercado global e digital, onde o cliente é e está no centro de tudo. Neste momento, o Grupo JAP tem mais de 3200 colaboradores em seis países, com mais de 40 empresas e 100 estabelecimentos em cerca de 95 localidades.
Crescimento acelerado
Para apoiar e gerir a expansão do negócio, o Grupo JAP recorreu aos serviços da SAP. Pedro Cunha, Diretor Corporativo de Pessoas do Grupo , explica: “A jornada com a SAP começou há mais de 10 anos. Nessa altura percebemos a necessidade de ter um ERP robusto, porque estávamos numa fase de crescimento muito acelerado”.
O balanço dessa evolução foi evidente: “Há 10 anos tínhamos cerca de 300 colaboradores, hoje somos mais de 3.000. Na altura, tínhamos meia dúzia de empresas, hoje temos mais de 40”.
A SAP faz parte, com os seus diferentes módulos, com as suas diferentes funcionalidades, dos nossos sistemas fundamentais.
Como recorda Pedro Cunha, surgiu, em consequência, “a necessidade de implementar um sistema que permitisse acomodar todos os desafios que estão implícitos no crescimento muito acelerado que o Grupo JAP teve, sobretudo nestes últimos 10, 15 anos”. “A SAP apoiou-nos, com os seus diferentes módulos, nas diferentes áreas de atividade, em processos muito diversos e, no fundo, foi a solução que nos foi suportando em termos de gestão para ser possível controlar um universo que é hoje muito complexo, diverso, com muitas áreas de negócio, com muitas empresas e em muitos países”, destacou o responsável do Grupo JAP.
Valantic desde a primeira hora
Desde o início que o Grupo JAP teve na Valantic o seu parceiro SAP para este projeto. Segundo Pedro Cunha, “a Valantic tem sido, desde a primeira hora, um parceiro muito próximo, muito profissional, muito disponível. Isso para nós foi sempre fundamental”. A Valantic Business Technology, que em Portugal era Abaco Consulting, é atualmente um dos maiores parceiros da SAP no nosso país, com 20 anos de experiência, numerosos projetos internacionais e mais de 150 consultores nesta área.
Como empresa de consultoria tecnológica focada na implementação de SAP, os fatores que distinguem a Valantic no mercado são fundamentalmente três, afirma João Moreira, Partner e Managing Director da Valantic Portugal: “O primeiro fator é o nosso foco nas áreas de produção e operações logísticas. Tendo nascido no Porto e, portanto, na região mais industrial do país, esta foi uma vocação natural. O segundo é ser uma organização que tira partido de estar integrada num grupo internacional, através do investimento e desenvolvimento de competências localmente que servem o Grupo no mercado internacional”. E o terceiro fator, afirma o responsável, “é o facto de sermos uma empresa de cultura de culturas. O que faz toda a diferença quando encetamos um projeto de transformação num cliente, no sentido de termos uma forte experiência de vivenciar e nos adaptarmos a diferentes culturas em diferentes organizações”.
Tecnologia de inovação
No caso do projeto de implementação no Grupo JAP, João Moreira destaca três situações importantes: “Em primeiro lugar, a opção pela tecnologia SAP que provou poder suportar e acompanhar o crescimento rápido do Grupo JAP. Em segundo lugar, a componente de inovação, porque o Grupo foi a organização que primeiro adotou o SAP S/4HANA Finance, ganhando uma plataforma avançada e integrada com elevada experiência de utilizador”. Em terceiro lugar, e segundo o responsável da Valantic, “a flexibilidade revelada pela tecnologia e pelas equipas, para responder eficazmente aos desafios do Grupo JAP”.
Mas o mais importante foi a capacidade revelada, ao longo de uma relação de 10 anos, “pela tecnologia SAP e pelo parceiro Valantic, para acompanhar o rápido crescimento do Grupo JAP. E que foi não só um crescimento em termos de volume de negócio, mas também de diversificação do negócio e de dispersão geográfica”, concluiu João Moreira.
SAP para o futuro
Em termos de negócio, para a Valantic, a SAP continuará, no futuro, a ter um papel preponderante. “Por duas razões fundamentais”, explica o diretor da Valantic Portugal. “ Primeiro, porque é uma empresa que está consistentemente a inovar e permite-nos, no fundo, estar em permanente evolução no mercado”. Em segundo lugar, “a SAP é um líder de mercado e uma companhia internacional, o que nos permite ter acesso e trabalhar em mercados internacionais, e, portanto, crescer alinhados com essa presença internacional”, conclui João Moreira.
A SAP é um líder de mercado e uma companhia internacional, o que nos permite ter acesso e trabalhar em mercados internacionais, e, portanto, crescer alinhados com essa presença internacional.
Para o Grupo JAP, “a SAP faz parte, com os seus diferentes módulos, com as suas diferentes funcionalidades, dos nossos sistemas fundamentais” refere Pedro Cunha, do Grupo JAP. “E, portanto, é um parceiro do presente e será seguramente um parceiro do futuro”.
Motivos mais do que suficientes para congratular a SAP pela capacidade de estabelecer parcerias e pela consistência na liderança destas áreas tecnológicas, como sublinharam os responsáveis da Valantic e do Grupo JAP.
Veja este case study Grupo JAP + Valantic Portugal em vídeo.